Adriana Silene Vieira

Adriana Silene Vieira possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-1995) e graduação em Pedagogia pela Unijales; mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-1998) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2004). Possui experiência com formação de professores no ProLetramento, PNAIC e REDEFOR, pela Faculdade de Educação e pelo IEL/UNICAMP e pela Fundação Padre Anchieta (tutor EAD). Atualmente, é responsável por atividades de avaliação na Universidade Paulista (UNIP), professora-tutora de EAD na Faculdade Sumaré e no curso de Pedagogia da FACESPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, Monteiro Lobato, leitura, letramento, literatura comparada e literatura inglesa.
Contato: adrianasilenevieira@gmail.com

Adriana Silene Vieira erhielt 1995 ihren Abschluss in Literatur - und Sprachwissenschaften von der Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) und von der Unijales ihren Abschluss in Pädagogik. Es folgten ein M.A. (1998) und ein Doktortitel (2004) in Literaturtheorie und Literaturgeschichte von der Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ihre Erfahrungen in der Dozentenausbildung sammelte sie im Rahmen des ProLetramento, PNAIC und REDEFOR an der Fakultät für Erziehungswissenschaften und dem IEL/UNICAMP, sowie als Dozentin an der Fundação Padre Anchieta. Zur Zeit ist sie an der Universidade Paulista (UNIP) für die Evaluation und Qualitätssicherung verantwortlich und Dozentin für Fernstudiengänge der Fakultät Sumaré und für den Studiengang Pädagogik der FACESPI. Ihre Lehreerfahrung und Forschung konzentriert sich im Fachbereich der Brasilianischen Literatur auf die Themen: Kinder - und Jugendliteratur, Monreito Lobato, Leser*innen und Lesefertigkeit, Komparatistik und Englische Literatur.

Veröffentlicht am | Veröffentlicht in Allgemein