Gildo Magalhães dos Santos

Gildo Magalhães possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP-1994) e graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (USP-1972). Foi bolsista da Fundação Krupp e Alexander von Humboldt (Alemanha), "Resident Scholar" do Instituto Smithsonian (Washington, EUA) e "Fellow" da Chemical Heritage Foundation (Filadélfia, EUA). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História colaborador do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e da Universidade de Lisboa (Centro de Filosofia da Ciência). Dirige o Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo. Tem experiência em História das Ciências e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e da tecnologia, história da eletricidade no Brasil, epistemologia, divulgação científica e história da política científico-tecnológica.
Contato: gildomsantos@hotmail.com

Gildo Magalhães ist promovierter Historiker der Universität São Paulo (USP). Zuvor hatte er bereits 1972 ein Studium zum Elektroingenieur abgeschlossen, ebenfalls an der USP. Er war Stipendiat diverser Akademischer Institutionen: Krupp und Alexander Humboldt Stiftungen, Resident Scholar des Smithsonian Instituts in Washington, sowie Fellow der Chemical Heritage Foundation in Philadelphia. Derzeit ist er Professor am Fachbereich für Geschichte an der Philosophischen Fakultät der Universität São Paulo, sowie am ISCTE und dem Zentrum für Philosophie der Wissenschaften der Universität Lissabon. Er ist Leiter des Interdisziplinären Zentrums für Geschichte der Wissenschaft der Universität São Paulo. Seine Lehre und Forschung konzentrieren sich auf die Geschichte der Wissenschaft und der Technologie, insbesondere in den Bereichen Geschichte der Elektrizität in Brasilien, Epistemologie, Verbreitung und Rezeption der Wissenschaften, sowie geschichtliche und politische Entwicklung der Wissenschaft und Technologie.